land2land Connect Toronto traz oportunidades de internacionalização de startups no Canadá

A terceira edição do land2land Connect - evento virtual que conecta startups brasileiras, com interesse em iniciar ou acelerar seu processo de internacionalização, aos ambientes e mecanismos de inovação estrangeiros qualificados a operar programas de softlanding, incubação e aceleração - acontece na terça-feira, 29 de setembro das 09h30 às 12h10 (horário de Brasília) no canal da Anprotec no Youtube, sobre o ecossistema de inovação de Toronto. 

 

A iniciativa faz parte do Projeto de Internacionalização de Empresas Inovadoras, land2land, que visa o desenvolvimento da competitividade de empreendedores no Brasil e no exterior a partir de capacitações para internacionalização, matchmaking com empresas sinérgicas e promoção de inserção dos produtos no mercado internacional.

 

Na ocasião, serão apresentados o ecossistema de inovação local e os serviços e oportunidades oferecidos pelo Setor de Promoção Comercial (SECOM), do Ministério das Relações Exteriores no exterior.

 

Também já estão confirmadas apresentações sobre o Programa de Integração do Canadá, desenvolvido pela Lucalex; o programa de incubação da Ryerson University; o Funding do Bala Group; o ecossistema de inovação de Ontario, pelo Ministério de Economia, Desenvolvimento, Emprego e Comércio; o programa de softlanding do Toronto Business Development Centre; e os programas de aceleração e incubação da LatAm Startups e do Waterloo Accelerator Centre. 

 

O objetivo central da iniciativa é tanto 1) iniciar o processo de internacionalização de empresas inovadoras por meio da introdução às soluções e conexões virtuais com programas estrangeiros; quanto 2) acelerar o processo de internacionalização de startups por meio da conexão com prestadores de serviço locais, do estímulo de agendas bilaterais e do acesso aos stakeholders desses programas.

 

Participantes já confirmados

 

  Min. Ademar Seabra - Consulado-Geral em Toronto | 09h40 - 10h

 

Cônsul-Adjunto. Sua apresentação consistirá na descrição essencial dos sistemas de inovação do Canadá e Ontário, com ênfase nas modalidades e qualidades de interação dos vértices da chamada tripla hélice da inovação. Seabra se aprofundará nas perspectivas de diplomacia da inovação entre o Brasil e o Canadá e no potencial de empresas startups para associações, negócios, desenvolvimento e absorção tecnológica, com vistas a fortalecer a inovação e a competitividade (nacional e internacionalmente) dos principais setores econômicos no Brasil.

 

 Marcelo Andrade - Lucalex Company | 10h - 10h20

 

Graduado em engenharia mecânica pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) do Brasil e mestre em economia pela Universidade de Toronto. É especialista em country risk e commercial banking e já trabalhou em empresas como Alcan, Volvo, Enbridge, Ryerson University, Royal Bank of Canada e HSBC. Depois de observar as muitas frustrações e o potencial não realizado de dezenas de empresas internacionais que tentam fazer negócios no Canadá, fundou a Lucalex para conduzi-las ao sucesso.

 

Na ocasião, apresentará o Programa de Integração do Canadá, desenvolvido pela Lucalex para ajudar empresas de todo o mundo a expandir suas operações para o Canadá. Por meio de uma jornada de coleta de evidências locais e etapas orientadas por dados, o programa permite que os empreendedores mitiguem riscos e otimizem investimentos em qualquer fase do processo de internacionalização.

 

 Sathish Bala - Bala Group | 10h20 - 10h40

 

Empreendedor em série premiado com um histórico de construção de negócios lucrativos e impactantes. Desde o início de sua carreira, há 25 anos, desenvolveu três startups digitais e aprendeu a divulgar sua ideia, construir relacionamentos, fechar milhões de dólares em receita e construir equipes no Canadá, na Índia e na América Latina. Em 2019, lançou o Bala Group Inc. para apoiar empreendedoras de minorias e mulheres na construção de soluções de tecnologia emergentes de impacto social (blockchain, inteligência artificial, sensores IoT, XR, biometria, dispositivos inteligentes) para alguns dos problemas mais urgentes do mundo.

 

 Joseph Kurian - Ontario Ministry  | 10h40 - 11h

 

É consultor sênior do Ministério de Economia, Desenvolvimento, Emprego e Comércio de Ontário, no Canadá, na área de tecnologias avançadas, onde lidera investimentos internacionais e parcerias estratégicas em IA, cidades inteligentes, veículos autônomos e áreas relacionadas. Atua com empresas globais, regiões internacionais e representantes seniores nos três níveis de governo para promover investimentos estratégicos. Tem mais de 20 anos de experiência em liderança executiva com empresas Fortune 500 e equipes de liderança global de marketing e engenharia do governo, estabelecendo parcerias criativas entre a indústria e o governo, gerenciando contas de clientes globais, desenvolvendo negócios e liderando estratégias de inovação e desenvolvimento econômico.

 

Na apresentação “O ecossistema de inovação de Ontário” irá destacar as vantagens de se estabelecer na região para se tornar uma empresa global. Também apresentará o ecossistema de inovação local, que inclui instituições educacionais, incubadoras e talentos; e uma visão geral das principais características do ecossistema de inovação de Ontário (setor de TIC - IA e tecnologias avançadas).

 

 Neha Bahl - Toronto Business Development Centre | 11h - 11h20

 

Como diretora executiva e presidente do Toronto Business Development Centre (TBDC) gerencia várias inciativas, como o StartUp Visa Program, e outros programas para empreendedores na cidade de Toronto. Foi cofundadora da Commence Mint - aceleradora para startups de tecnologia em estágio inicial, que tem um modelo de negócios único e ajuda a transformar ideias inovadoras de tecnologia em negócios globais. Estudou engenharia e possui MBA pela Warwick Business School, no Reino Unido, com experiência corporativa na Infosys e Ernst & Young (E&Y).

 

O ecossistema de Toronto alcançou reconhecimento internacional e sucesso local. A força desse ecossistema é alimentada por talentos internacionais e por um conjunto único de programas de suporte. A perspectiva de Neha para o ecossistema de Toronto leva a uma economia convidativa e um ecossistema robusto para abrigar novos empreendedores e startups internacionais.

 

 Miryam Lazarte - LatAm Startups | 11h20 - 11h40

 

Fundadora da LatAm Startups - aceleradora com sede em Toronto que traz startups de mercados emergentes para o Canadá e as dimensiona globalmente. Sob sua liderança, a LatAm Startups se tornou uma organização designada para o Canada's Startup Visa Program. Desde 2017, o programa - de três fases - já trabalhou ao lado de mais de 90 empresas de tecnologia de todo o mundo para obter validação na América do Norte e lançar seus negócios no mercado canadense.  Empreendedora em série desde a infância na Colômbia, é apaixonada por construir laços econômicos mais fortes entre o Canadá e a América Latina. É membro do Comitê Consultivo do Programa para Administração de Negócios, Empreendedorismo e Pequenos Negócios no Seneca College, e trabalha em estreita colaboração com anjos canadenses e latino-americanos na busca de oportunidades de investimento internacional. É reconhecida no ecossistema de tecnologia canadense com vários prêmios, o mais recente deles é "Empreendedor Newcomer Of The Year 2019".

 

 Paul Salvini - Waterloo Accelerator Centre | 11h40 - 12h00

 

Executivo sênior experiente e apaixonado por ajudar a construir organizações globais inovadoras. É o CEO do Accelerator Center, uma instalação de renome mundial dedicada ao desenvolvimento de mais de 120 empresas de base científica e tecnológica na área de Waterloo. Também é docente na Conrad Escola de Empreendedorismo e Negócios, na Faculdade de Engenharia da Universidade de Waterloo. Passou grande parte de sua carreira na indústria cinematográfica como Diretor de Tecnologia da Side Effects Software (Toronto) e da Christie Digital (Kitchener). Na Side Effects Software liderou uma equipe de matemáticos e cientistas da computação no desenvolvimento de Houdini: um pacote de software de efeitos visuais usado em filmes e jogos. Em 2018, a empresa foi reconhecida com um Oscar e um Emmy. Sua formação acadêmica bacharelado em ciência da computação pela University de Waterloo, mestrado e doutorado em engenharia pela University de Toronto, e MBA pela Rotman School of Management. 

 

O Waterloo Accelerator Centre é um dos cinco maiores aceleradores privados do mundo e foi eleito duas vezes como a incubadora canadense de IA e fintech do ano. Sua apresentação fornecerá uma visão geral do Accelerator Center e explicará como seu programa exclusivo está ajudando a criar muitas das empresas de tecnologia mais interessantes e de rápido crescimento de Waterloo.

 

Confira o calendário preliminar do land2land Connect!

 

Assim como as edições de Lisboa, Santiago e Toronto, outras estão previstas para acontecer mensalmente com diferentes ecossistemas de inovação ao redor do mundo, como Xangai, na China; Boston, nos Estados Unidos; e Paris, na França.

 

Toronto – 29 de setembro

Xangai – 28 de outubro

Boston – 10 de novembro

Paris – 24 de novembro

 

Os eventos são gratuitos e com cadastro de inscrição obrigatório.

 

As inscrições para a edição de Toronto já estão abertas!

Preencha o formulário ao lado e inscreva-se para participar!

 

O land2land Connect é uma iniciativa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e do Programa de Diplomacia da Inovação, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).