land2land Connect Santiago traz oportunidades de internacionalização de startups no Chile

 

A segunda edição do land2land Connect - evento virtual que conecta startups brasileiras com interesse em iniciar ou acelerar seu processo de internacionalização com ambientes e mecanismos de inovação estrangeiros qualificados a operar programas de softlanding, incubação e aceleração - acontece na quarta-feira, 26 de agosto das 10h às 12h20 (horário de Brasília) no canal da Anprotec no Youtube

 

A iniciativa faz parte do Projeto de Internacionalização de Empresas Inovadoras, land2land, que visa o desenvolvimento da competitividade de empreendedores no Brasil e no exterior a partir de capacitações para internacionalização, matchmaking com empresas sinérgicas e promoção de inserção dos produtos no mercado internacional.

 

Na ocasião, serão apresentados o ecossistema de inovação local e os serviços e oportunidades oferecidos pelos Setores de Promoção Comercial (SECOM) e Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC), do Ministério das Relações Exteriores no exterior.

 

Também já estão confirmadas apresentações da Innspiral Aceleradora e Consultoria em Inovação, da incubadora do Centro de Inovação da Universidade Católica, e da Corporación de Fomento de la Producción (CORFO), agência do governo chileno ligada ao Ministério da Economia, Fomento e Turismo com o objetivo de apoiar o empreendedorismo, a inovação e a competitividade no país. 

 

O objetivo central da iniciativa é tanto 1) iniciar o processo de internacionalização de empresas inovadoras por meio da introdução às soluções e conexões virtuais com programas estrangeiros; quanto 2) acelerar o processo de internacionalização de startups por meio da conexão com prestadores de serviço locais, do estímulo de agendas bilaterais e do acesso aos stakeholders desses programas.

 

Participantes já confirmados

 

 João Gabriel Leite - Embaixada do Brasil em Santiago | 10h10 - 10h30

 

Diplomático do Serviço Exterior do Brasil desde 2009 com experiência nas áreas econômica e comercial. Entre 2009 e 2015 trabalhou no setor responsável pelo G20 no Ministério de Relações Exteriores do Brasil e, entre 2016 e 2019, na Missão do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC). Desde setembro de 2019 é chefe do SECOM da Embaixada do Brasil em Santiago.

 

Na ocasião, João Gabriel irá falar sobre cooperação econômica e digital entre o Brasil e o Chile, oportunidades para empresas inovadoras brasileiras e os serviços de apoio do SECOM. 

 

 

 Carlos Fernandez - Innspiral Aceleradora | 10h30 - 10h50 

 

Sócio e diretor de projetos da Innspiral  Aceleradora e Consultoria em Inovação, Carlos tem mais de 14 anos de experiência em negociação, principalmente em temas como gestão de inovação, estratégia corporativa, inovação aberta acelerada por startups, inovação em sustentabilidade e identificação e desenvolvimento de novos negócios. Atua em projetos tanto no Chile quanto em países vizinhos, como Peru, Colômbia, Brasil e Argentina.

 

Durante o encontro ele irá transmitir como as grandes empresas podem colaborar com as startups para acelerar seus processos de inovação e transformação digital. Quais são as vantagens e os aprendizados do processo de inovação aberta? Carlos também apresentará o caso do Walmart Chile e outras histórias de sucesso no país. 

 

 Juan Pablo Garnica - Invest Chile | 10h50 - 11h10

 

Executivo de Promoção de Investimentos da InvestChile, agência governamental dedicada a atrair, promover e apoiar investimentos estrangeiros diretos no Chile, especializada na indústria de Serviços Globais e Economia Digital. Possui ampla experiência em consultoria estratégica e marketing internacional, tanto em órgãos públicos como a MATRADE - Embaixada da Malásia, quanto no setor privado em empresas globais, como a Becton Dickinson e a Deloitte.

 

 Luís Felipe Oliva - CORFO | 11h10 - 11h30

 

Engenheiro Civil Industrial pela Universidade do Chile, tem MBA pela ESADE e mestrado em Economia pela New York University (EUA). Atualmente atua como Gerente de Investimentos e Financiamentos na Corporação para a Promoção da Produção (CORFO) no Chile. Com mais de 20 anos de experiência no setor financeiro, foi Diretor Geral da MBI Administradora Geral de Fundos S.A, e da Zurich Investments. Também foi membro do Zurich Financial Services Group e Diretor Adjunto de Estratégias de Investimento da Chilena Consolidada Seguros de Vida. Anteriormente, trabalhou na área de investimentos da AFP Cuprum e na área de Wealth Management do Citibank, no Chile. Além disso, é professor em tempo parcial na Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile.

 

Na ocasião, Luís Felipe apresentará os programas nos quais a CORFO apóia a indústria de capital de risco no Chile para estimular o investimento privado em empresas e empreendimentos, desde os estágios iniciais de desenvolvimento até aqueles de maior consolidação.

 

 Alex Parnas - Centro de Inovação Católica | 11h30 - 11h50

 

Graduado em Administração de Empresas pela Universidad Católica do Uruguay, com MBA pela Universidade Adolfo Ibañez. Trabalhou por mais de nove anos em Corporate Banking como Assistant Manager e, em seguida, iniciou um negócio. Foi cofundador e gerente da Mobile Solutions, empresa pioneira no surgimento de fotos via MMS e Internet móvel. É Empreendedor Endeavor, selecionado em 2014 com a Urbano Design, empresa focada no design de acessórios para dispositivos móveis. Em 2012 foi um dos responsáveis pela primeira marca sul-americana a expor na CES (Consumer Electronics Show), feira de tecnologia líder mundial. É mentor do Programa de Aceleração Endeavor, foi diretor da Câmara de Comércio Chileno-Uruguaia, professor de Workshop de Design e Avaliação de Negócios na UAI 2017, professor empreendedor de Inovação, Pesquisa e Empreendedorismo da Universidade Católica do Chile, e, hoje, é diretor de empreendedorismo do Centro de Inovação UC Anacleto Angelini da universidade.

 

 María de los Angeles Romo - Start-Up Chile | 11h50 - 12h10 

 

Gerente da Start-up Chile, tem mais de 20 anos de experiência em consultoria estratégica, financiamento de negócios, incubação, aceleração de negócios, business angels e venture capital. Foi diretora executiva da Endeavor no Chile, atuou como gerente corporativo da CORFO e como diretora de estratégia. Atualemte é diretora da empresa pública Econssa S.A., membro do comitê estratégico das empresas DCanje e E; Brown, e professora do curso de empreendedorismo tecnológico do MBA da PUC e do Mestrado em inovação da mesma universidade. 

 

Confira o calendário preliminar do land2land Connect!

 

Assim como as edições de Lisboa e Santiago, outras estão previstas para acontecer mensalmente com diferentes ecossistemas de inovação ao redor do mundo, como Toronto, no Canadá; Xangai, na China; Boston, nos Estados Unidos; e Paris, na França.

 

Santiago – 26 de agosto

Toronto – 29 de setembro

Xangai – 28 de outubro

Boston – 10 de novembro

Paris – 24 de novembro

 

Os eventos são gratuitos e com cadastro de inscrição obrigatório.

 

As inscrições para a edição de Santiago já estão abertas!

Preencha o formulário ao lado e inscreva-se para participar!

 

O land2land Connect é uma iniciativa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e do Programa de Diplomacia da Inovação, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).