Inspire-se em cases internacionais e nacionais para gerar ecossistemas de empreendedorismo de alto impacto!

Com o objetivo de inspirar empreendedores e gestores de mecanismos de geração de empreendimentos e ecossistemas de inovação, a Anprotec e o Sebrae lançam o ebook "Ecossistemas de Empreendedorismo Inovadores e Inspiradores".

 

A publicação traz um estudo de benchmarking dos ecossistemas de inovação internacionais de Berlim (Alemanhã), Manchester (Inglaterra), Haifa (Israel) e Toronto (Canadá); e de três cidades brasileiras: Santa Rita do Sapucaí-MG, Campina Grande-PB e Porto Alegre-RS.

 

Considerando uma abordagem do Massachusetts Institute of Technology (MIT), o estudo aborda, principalmente, a capacidade de empreendedorismo dessas regiões.

A combinação de quatro critérios norteou a escolha das cidades, sendo os dois primeiros qualificadores e os demais diferenciadores:


- Constituir ecossistemas de alto impacto;


- Ter histórico de evolução e características capazes de inspirar outras cidades e regiões;


- Ser menos notória nas narrativas de “casos de sucesso” – por exemplo, em comparação com o Vale do Silício e a região de Boston, nos Estados Unidos, ou Florianópolis e Recife, no Brasil;


- Permitir diversidade geográfica (diferentes continentes no exterior e regiões no Brasil), e de extensão (de metrópoles a cidades pequenas).


O conteúdo do ebook é gratuito! Preencha o formulário para para acessá-lo!