1º land2land Connect traz oportunidades de internacionalização de startups em Portugal

 

O Projeto de Internacionalização de Empresas Inovadoras, land2land, visa o desenvolvimento da competitividade de empreendedores no Brasil e no exterior a partir de capacitações para internacionalização, matchmaking com empresas sinérgicas e promoção de inserção dos produtos no mercado internacional. Nesse sentido, a iniciativa apresenta o land2land Connect - evento virtual que conecta startups brasileiras, que desejam iniciar ou acelerar seu processo de internacionalização, com ambientes e mecanismos de inovação estrangeiros qualificados a operar programas de apoio, como softlanding, incubação, aceleração e incubação cruzada.

 

A primeira edição será o land2land Connect Lisboa, que acontece no dia 30 de julho, a partir das 9h (*Horário de Brasília), no canal da Anprotec no Youtube, com uma programação de aproximadamente três horas e apresentações de serviços de softlanding e programas de aceleração e incubação de diferentes atores do ecossistema de inovação de Lisboa, além de conexões e acesso às teses de investimento de empresas de venture capital. As sessões serão dinâmicas com momentos de interação com as startups participantes.

 

Na ocasião, também serão apresentados o ecossistema de inovação local e os serviços e oportunidades oferecidos pelos Setores de Promoção Comercial (SECOM) e Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC), do Ministério das Relações Exteriores no exterior.

 

O objetivo central da iniciativa é tanto 1) iniciar o processo de internacionalização de empresas inovadoras por meio da introdução às soluções e conexões virtuais com programas estrangeiros; quanto 2) acelerar o processo de internacionalização de startups por meio da conexão com prestadores de serviço locais, do estímulo de agendas bilaterais e do acesso aos stakeholders desses programas.

 

Participantes já confirmados para o land2land Connect Lisboa 

 

 Pedro Luiz Filho - Embaixada no Brasil em Lisboa | 09h10 - 09h40

 

Diplomata e chefe do setor de ciência, tecnologia e inovação da embaixada do Brasil em Lisboa, tem experiência em temas de diplomacia comercial e nas relações Brasil-China. Já atuou na Divisão de Negociações Comerciais Extrarregionais do Itamaraty e no Núcleo Econômico da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX). Foi membro de delegações do Brasil em rodadas de livre comércio e ponto focal brasileiro em grupo de trabalho sobre o comércio bilateral com a China.

 

Portugal tem ocupado lugar de destaque na estratégia de internacionalização de startups brasileira; não apenas pelo idioma comum e proximidades culturais, mas também pelo rápido desenvolvimento do ecossistema de inovação local. Em sua fala, serão apresentados os principais componentes do ecossistema de inovação português, os programas disponíveis e as iniciativas mais recentes de apoio à internacionalização de empresas inovadoras promovidas pela embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com entidades do Brasil e de Portugal.

 

 Flávia Guerra - European Funding Projects | 09h40 - 10h10 

 

Especialista em inovação e empreendedorismo pela Universidade de Stanford, MBA em gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral, e bacharelado em ciências econômicas pela UFMG, Flávia reside atualmente em Portugal e está focada em apoiar PMEs e startups brasileiras na captação de recursos dos Fundos Europeus e em programas de internacionalização. Também é diretora da Rede Mineira de Inovação e da Sociedade Mineira do Software. 


De acordo com ela, pequenas e médias empresas são a espinha dorsal da economia europeia, representando 99% dos negócios gerados e sendo essenciais para o crescimento econômico, a inovação, a criação de empregos e a integração social. É nesse contexto que Flávia irá falar sobre como empreendimentos inovadores podem se preparar para acessar recursos financeiros dos vários programas criados na Comunidade Europeia e nos países membros, em função da disponibilidade dos Fundos Europeus. Além disso, a especialista irá apresentar uma breve visão sobre os programas: Horizon 2020 –> EIC Accelerator Pilot; e Portugal 2020 –> Os Sistemas de Incentivos. 

 

 André Costa - Startup Lisboa | 10h10 - 10h40

 

Como head de estratégia da Startup Lisboa - uma das principais incubadoras em Portugal - é responsável pelas áreas de investimento, desenvolvimento de negócio, parcerias e mentorias. Tem experiência no lançamento e no desenvolvimento de startups e também já atuou como consultor estratégico em diversas indústrias e mercados.  

 

No encontro, André irá apresentar o Launch in Lisbon - programa desenvolvido pela Startup Lisboa que visa apoiar empreendedores, empresas e investidores que procuram conhecer melhor a realidade do ecossistema tecnológico português.

 

 Rui Miranda - Instituto Pedro Nunes | 10h40 - 11h10 

 

Coordenador do TecBIS Aceleradora de Empresas, desde 2011,  - infraestrutura do Instituto Pedro Nunes, que apoia empresas de base tecnológica inovadoras de alto potencial de crescimento no desenvolvimento de suas capacidades de internacionalização - Rui também já foi líder do projeto europeu RYME+, com o objetivo de suportar o desenvolvimento internacional de PMEs inovadoras. Possui mais de 10 anos de experiência em consultoria, sobretudo para empresas, startups e scaleups de base tecnológica.

 

Na ocasião, ele apresentará o Instituto Pedro Nunes e o ecossistema de inovação da região de Coimbra, com enfoque nos programas de aceleração de empresas de base tecnológica. Serão apresentados programas como o ESA BIC Portugal, o IneoStart, entre outros.

 

 Antônio Lucena de Faria - Fábrica de Startups | 11h10 - 11h40

 

Fundador e CEO da Fábrica de Startups, S.A., também é sócio gerente da Methodus Sistemas, S.A. e presidente do Grupo Methodus. Participou em diversos projetos de consultoria no setor financeiro em Portugal, Angola, Cabo Verde, Suíça, Polonia, Bélgica e Estados Unidos. Em 1999 fundou o PortalFinanceiro.com S.A. e a MTDS, SGPS. S.A., sendo presidente do Conselho de Administração de ambas as empresas. Em 2000 liderou a criação do forumB2B.com, no qual os acionistas fundadores incluem EDP, Galpenergia e Methodus. Em 2002 participou do lançamento da Selplus S.A. Em 2008 criou a Bugios, SGPS e a FundManager, Lda. É coordenador do Conselho Nacional de Empreendedorismo e Inovação, órgão de aconselhamento do Governo de Portugal.

 

Seguindo a abordagem do Lean Startup, é necessário desenhar um modelo de negócio e realizar uma série de experiências que nos permitam validar as hipóteses mais críticas, como as relacionadas com clientes, propostas de valor, canais de distribuição, táticas de marketing e preços. A Fábrica de Startups trabalha há oito anos em processos de validação de mercado a partir de programas de incubação e aceleração para garantir o sucesso e minimizar o risco na definição estratégica dos projetos.

 

João Pereira - Portugal Venture | 11h40 - 12h10

 

Como diretor de investimento com foco em "digital" na Portugal Ventures, possui em sua carteira startups promissoras como Aptoide, B-Parts, Barkyn, Codavel, DefinedCrowd, Didimo, Digital Manager Guru, Fever, JScrambler, Lovys, Mapidea, Mercadão, Processware e Zaask. Como exemplo de sucesso, é possível citar: Shiftforward (adquirida pela Velocidi), Outsystems (adquirida pela North Bridge), Anubis Networks (adquirida pela Bitsight) e Gleam (adquirida pela Farfetch).

 

A Portugal Venture é um fundo de seed que investe até 1 milhão (USD) em oportunidades com base em Portugal nas áreas: Digital, AgTech, Industry 4.0, Travel&Leisure e Life Sciences, favorecendo o investimento com outros fundos de venture capital e business angels portugueses e internacionais. Trabalha lado a lado com empreendedores visionários e aposta no crescimento, na competitividade e na capacidade de internacionalização dos seus negócios. A proposta de valor para startups brasileiras que consideram Portugal como base para sua internacionalização inclui uma rede de contatos globais com investidores e parceiros estratégicos, know-how e track record no acompanhamento de negócios de venture capital, e liderança de um ecossistema de grande potencial.

 

Confira o calendário preliminar do land2land Connect!

 

Outras edições do land2land Connect estão previstas para acontecer mensalmente com diferentes ecossistemas de inovação ao redor do mundo, como Santiago, no Chile; Toronto, no Canadá; Xangai, na China; Boston, nos Estados Unidos; e Paris, na França.

 

Lisboa – 30 de julho

Santiago – 26 de agosto

Toronto – 29 de setembro

Xangai – 28 de outubro

Boston – 10 de novembro

Paris – 24 de novembro

 

Os eventos são gratuitos e com cadastro de inscrição obrigatório.

 

As inscrições para a edição de Lisboa já estão abertas!

Preencha o formulário ao lado inscreva-se para participar!

 

O land2land Connect é uma iniciativa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e do Programa de Diplomacia da Inovação, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).